Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Congelamentos de bolsas do CNPq e CAPES

5 de setembro de 2019. Visualizações: 188. Última modificação: 05/09/2019 15:55:55

Diante do quadro de congelamentos de bolsas realizado pelo CNPQ e pela CAPES nos últimos meses, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) vem esclarecer a situação atual de bolsas de Iniciação Científica (CNPQ), Mestrado e Doutorado (CAPES) da UFERSA.

Na Iniciação Científica, o CNPQ fechou o sistema no último dia previsto para a indicação de bolsistas, naquele momento das 104 bolsas de PIBIC disponíveis três não haviam sido implementadas, sendo retiradas do sistema pelo CNPQ. Já quanto às bolsas para o Ensino Médio, nenhuma das 15 bolsas disponíveis estavam implementadas, portanto, todas as bolsas foram retiradas do sistema.

Desde o primeiro “congelamento” de bolsas feito pela CAPES, a UFERSA já teve uma diminuição de 28 bolsas de pós-graduação, sendo 23 de mestrado e cinco de doutorado. É importante informar que estas bolsas serão perdidas após a conclusão dos discentes que estão recebendo atualmente.

Situação de Bolsas de Iniciação científica e CAPES/DS da UFERSA

Iniciação Científica e Tecnológica

DOUTORADO – Com a previsão de conclusão dos bolsistas.

MESTRADO – Com a previsão de conclusão dos bolsistas.

 

Obs.: As bolsas do Programa de Fitotecnia são bolsas CAPES/PROEX ficando ligadas diretamente ao programa. O programa tem hoje 39 bolsas de doutorado e 29 de mestrado, terá perda provável de duas de doutorado e uma de mestrado.

O impacto negativo destes congelamentos é inegável, as pesquisas realizadas pelos discentes de iniciação científica, mestrado e doutorado da UFERSA têm uma relação direta com a realidade do semiárido, com potencial para melhorar a convivência e ampliar as oportunidades para o desenvolvimento regional. Diminuir estes investimentos na formação de pessoas em uma região com tantas necessidades traz um prejuízo difícil de ser mensurado.

A PROPPG reforça seu compromisso em continuar a busca pela consolidação da pesquisa e pós-graduação no semiárido. Conheça as pesquisas dos programas de pós-graduação da UFERSA acessando https://ufersa.edu.br/cursosposgraduacao/.