Nota de Esclarecimento aos Estudantes da Ufersa

12 de setembro de 2020. Visualizações: 1824. Última modificação: 13/09/2020 19:55:43

A fim de prezar pela verdade e transparência, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido esclarece que o Edital para o Auxílio Inclusão Digital – Nº 03/2020 – foi publicado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis com a oferta de 3.000 vagas e não 3.200 vagas. Desse montante, 1.277 estudantes foram contemplados em total obediência aos termos do edital, sendo 661 para o Campus Mossoró, 212 Campus Angicos, 252 Campus Caraúbas e 152 Campus Pau dos Ferros, ou seja, 42,57% das vagas foram preenchidas.

Considerando o quantitativo de vagas remanescentes, a PROAE lançou novo edital, desta vez com 700 vagas das remanescentes, o que soma uma oferta de 1.977 vagas para o Auxílio Inclusão Digital, e ainda acrescentou mais 23 vagas para eventuais suplentes, em caso do ultrapassarmos o número de interessados. Com isso, chegamos ao total de 2 mil vagas e um investimento de 2,4 milhões de reais.

Reiteramos que o primeiro compromisso oficial da nova gestão da PROAE foi uma reunião com o Diretório Central de Estudantes – DCE, de onde foram ouvidas as principais demandas e necessidades estudantis. Sensíveis à pauta apresentada e às demandas apresentadas pela equipe técnica da assistência estudantil de Mossoró, Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros, a Pró-Reitoria decidiu aplicar o 1,2 milhão de reais decorrente do não preenchimento das 1.000 vagas remanescentes do edital PROAE 03/2020, exclusivamente, em ações da assistência estudantil, seja para auxiliar os estudantes no semestre remoto, seja para preparar a universidade para o retorno às aulas presenciais quando as condições sanitárias forem favoráveis e seguras.

Entre as demandas para aplicação desse recurso estão a retomada de obras que se encontram paralisadas, em especial, a moradia masculina de Mossoró, entre outras necessidades nas moradias dos campi. Já solicitamos dos articuladores das Residências um relatório com as prioridades de ação para melhorar o acolhimento nas moradias universitárias.

Lamentamos com tristeza que atuação estreita que estamos mantendo com a representação estudantil esteja sendo usada para conturbar o planejamento que estamos construindo juntos, com a própria representação. Os esforços da gestão, de sobremaneira da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, estão direcionados para dirimir os desafios e encontrar soluções de acolhimento das atividades acadêmicas, com urgência. Reiteramos nossa inteira disposição ao diálogo e compromisso com a transparência.

Janaína Maria Silva Holanda

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis