Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Nota de Esclarecimento sobre “trotes” na Universidade

7 de julho de 2017. Visualizações: 233. Última modificação: 07/07/2017 11:37:46

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) vem a público informar que repudia quaisquer atos de violência, constrangimento e coação praticados contra membros da comunidade universitária, especialmente os relacionados aos “trotes” aplicados aos ingressantes.

Por entender a importância do momento de ingresso no Ensino Superior para o aluno e seus familiares, a Reitoria se manifesta contrária ao episódio ocorrido na quinta-feira, dia 06 de julho de 2017, em frente à Instituição. Informamos que a administração, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE), está acompanhando o caso desde o ocorrido disponibilizando equipe de profissionais, psicólogos e assistentes sociais, para prestar toda a assistência aos alunos envolvidos no caso, bem como as informações necessárias à investigação policial.

Concomitantemente, instalamos imediatamente uma Comissão própria para apurar o ocorrido e tomar as medidas regimentais cabíveis, de acordo com a Resolução CONSUNI/UFERSA Nº. 004/2010.

A Universidade vem estimulando e realizando campanhas para que os alunos busquem realizar trotes solidários e sadios, que respeitem valores humanos e acadêmicos.

Como exemplo, na mesma quinta-feira, foi realizado, pelo Diretório Central de Estudantes (DCE), um trote solidário pelos alunos do Campus Angicos, no qual arrecadaram na cidade R$ 650,00 para a reforma do prédio da 2ª Companhia de Polícia de Angicos. Já o Campus Pau dos Ferros realiza todo semestre gincana de acolhimento para doação de sangue e arrecadação de alimentos. Foram arrecadados 300kg de alimentos na última ação.

Conheça a Resolução da Ufersa sobre as atividades de recepção e integração de novos alunos/as