Nota pública de apoio à ministra da Saúde, Nísia Trindade

22 de março de 2024. Visualizações: 393. Última modificação: 22/03/2024 21:03:16

As reitoras e vice-reitoras que abaixo assinam vêm manifestar apoio à Ministra da Saúde, Nísia Trindade.

É inadmissível, no século XXI, que mulheres ainda sejam julgadas e tenham que justificar seu modo de agir e de se comportar por características estereotipadas de gênero.

Frequentemente, mulheres em cargos de gestão são rotuladas com adjetivos que descrevem sua personalidade de forma pejorativa e preconceituosa. Como consequência, as ações realizadas com competência, assertividade, resultados positivos e seriedade sofrem com um apagamento cruel. Ainda somos poucas a assumir cargos de liderança e o machismo estrutural nos espaços de privilégio de gênero segue a nos oprimir.

Apoiamos a Ministra Nísia Trindade à frente do Ministério da Saúde! Apoiamos por ser ela representante daqueles que acreditam na ciência e na saúde pública como direito. Mas também por ser mulher e representar a todas nós em espaços de liderança ainda tão masculinos. Confiamos em seu trabalho que, a despeito dos desafios que precisa enfrentar, após os anos de desvalorização do sistema de saúde no país, tem tido papel fundamental para o fortalecimento da ciência e saúde no Brasil.

Márcia Abrahão Moura, Reitora da UnB – Presidente da Andifes                                                                                                                       Francéli Brizolla – Vice-Reitora – Universidade Federal do Pampa (Unipampa, RS)

Sandra Simone Hopner Pierozan – Vice-reitora Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Lucelia Cardoso Cavalcante Vice reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará ( UNIFESSPA)

Ana Beatriz de Oliveira – Reitora da Universidade Federal de São Carlos

Bruna S. do Nascimento – Vice-reitora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Lucia Pellanda – Reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Jenifer Saffi – Vice-reitora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Marília Pimentel – Reitora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Aldenize Xavier – reitora Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Solange Ximenes – vice-reitora Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)

Joana Célia dos Passos, vice reitora UFSC

Diana Cristina Silva de Azevedo, vice reitora UFC

Alana Flávia Romani, vice-reitora Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Sandra Goulart Almeida, Reitora da UFMG

Girlene Alves da Silva( vice reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora.)

Carla Simone Chamon – Reitora CEFET-MG

Therezinha P Fraxe- Vice-Reitora da UFAM/Am.

Cláudia Gonçalves de lima – Vice-Reitora da UFGD/MS

Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo – Vice -reitora da UFMS/MS

Cássia Curan Turci – Vice -reitora da UFRJ

Maria de Jesus Dutra dos Reis – Vice-reitora da UFSCar